João Pessoa, 06 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
A Polícia Federal, a Receita Federal e a Receita Estadual realizam nesta sexta-feira (6) uma operação para desarticular um esquema internacional de fraudes na exportação de automóveis importados de luxo e náuticos. A orquestração tinha como sede, a cidade de Orlando, da Flórida (EUA). De acordo com nota da assessoria da Polícia Federal, as investigações contaram com a participação do FBI.
O objetivo da ação é cumprir 12 mandados de busca e apreensão e 4 de condução coercitiva expedidos pela Justiça Federal de Pernambuco. O esquema vinha fraudando a Receita Federal e Estadual e conta com empresários de paraibanos que moram na Florida (EUA), João Pessoa, Recife e Natal.
Verificou-se que o grupo investigado utilizava uma empresa em Orlando para identificar veículos que depois de passar por pessoas físicas eram enviados ao Brasil o que configura o crime de contrabando.
.jpg)
Em diligencias em Orlando, o FBI confirmou que a empresa de brasileiros, naturais de Campina Grande, não apresentava ser um estabelecimento comercial verdadeiro ou, seja, seria apenas de fachada. O mesmo acontecia com outra no bairro do Varadouro, em João Pessoa.
Ainda durante as investigações foi comprovada a orquestração dos empresários com compradores dos veículos emissão com nota fiscal menor e declaração falsa do valor a Receita Federal.
Os alvos da investigação são advogados do ramo tributarista, doleiros, empresários do ramo automotivo e os laranjas.
O valor estimado com os golpes foi avaliado pela Receita Federal e na ordem de R$ 8 milhões.
Outra irregularidade diz respeito mudança no contador de horas de uma moto aquática usada para que aparentasse nova.
Na manhã de hoje,homens da Receita Federal, da Polícia Federal e da Receita Federal estiveram em uma loja no Shopping dos Automóveis, na BR-230 e também em outra loja no Varadouro, em João Pessoa.
Roberto Targino
com informações da Rádio Jovem Pan
em João Pessoa - 15/12/2025





